Logo da Academia Paulista de Contabilidade
Área Restrita:
O período de entrega da declaração do Imposto de Renda 2025 começou, e a confusão já reina

Desde o dia 15 de março, o início do período de entrega da declaração do Imposto de Renda 2025, com as informações do ano-base 2024, contribuintes e profissionais contábeis já perceberam a verdadeira montanha-russa de emoções que é cumprir com a obrigação. Instabilidade no acesso ao e-CAC, lentidão de dar nó na cabeça e, mais recentemente, a ausência de dados nas declarações pré-preenchidas têm deixado todos em um verdadeiro dilema. Diante desse cenário desafiador, as Entidades Contábeis Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo, da qual a Academia Paulista de Contabilidade - APC faz parte, lançou um apelo à categoria: a colaboração de todos, essencial para que seja possível não só mapear, mas resolver essas ocorrências.

"Este é o momento de unirmos forças e buscar as correções necessárias com a urgência que a situação pede", enfatiza Alexandre Sanches Garcia, presidente da entidade.

Neste sentido, foi enviado um ofício à Receita Federal, que atendeu ao chamado das entidades contábeis parceiras, convocando-as a unir forças e compartilhar detalhes sobre essas ocorrências. Na avaliação de Alexandre Garcia, este é um momento valioso para que possamos influenciar as correções necessárias e urgentes.

Neste sentido, a APC pede aos contribuintes que documentem as falhas e inconsistências que encontrarem e compartilhem com a Ouvidoria do Sescon-SP, através do e-mail ouvidoria@sescon.org.br. "Ao enviar capturas de tela dos erros e uma breve descrição da situação vivenciada, você estará contribuindo para um panorama mais claro e preciso", informa Alexandre, destacando que tais evidências são a chave para que as Entidades Contábeis Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo possam mostrar à Receita a verdadeira extensão dos problemas enfrentados e exigir ações eficazes. "Cada relato é um passo em direção a um sistema mais eficiente, garantindo que todos os contribuintes possam cumprir seus prazos sem percalços", finaliza o presidente da APC