CONEXÕES ACADÊMICAS
Temas emergentes na visão dos Profissionais da Contabilidade
Conteúdo:
Data: 22/fevereiro/2024
Horário: 16h as 17h30
Local: Ao Vivo no Youtube
Palestrantes:
Ahmad Abu Islaim
Contador formado pela Universidade de São Paulo, com mais de 15 de anos de experiência em grupos multinacionais de grande porte de diversos segmentos, tais como empresas de auditoria externa (Big four), indústria e varejo (KPMG, Grupo Unigel, Grupo Carrefour, CVC e Klabin).
Ricardo Tresso Marcolino
Foi gerente de auditoria independente pela KPMG e possui experiências em empresas de grande porte como Gerente executivo da Controladoria. Também é membro de conselho fiscal. Possu9i a graduação em Administração e em Ciências Contábeis, ambos pela FECAP-Fundação Álvares Penteado.
Moderação: Acadêmico da APC Flávio Riberi
Desde o dia 15 de março, o início do período de entrega da declaração do Imposto de Renda 2025, com as informações do ano-base 2024, contribuintes e profissionais contábeis já perceberam a verdadeira montanha-russa de emoções que é cumprir com a obrigação. Instabilidade no acesso ao e-CAC, lentidão de dar nó na cabeça e, mais recentemente, a ausência de dados nas declarações pré-preenchidas têm deixado todos em um verdadeiro dilema. Diante desse cenário desafiador, as Entidades Contábeis Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo, da qual a Academia Paulista de Contabilidade - APC faz parte, lançou um apelo à categoria: a colaboração de todos, essencial para que seja possível não só mapear, mas resolver essas ocorrências.
"Este é o momento de unirmos forças e buscar as correções necessárias com a urgência que a situação pede", enfatiza Alexandre Sanches Garcia, presidente da entidade.
Neste sentido, foi enviado um ofício à Receita Federal, que atendeu ao chamado das entidades contábeis parceiras, convocando-as a unir forças e compartilhar detalhes sobre essas ocorrências. Na avaliação de Alexandre Garcia, este é um momento valioso para que possamos influenciar as correções necessárias e urgentes.
Neste sentido, a APC pede aos contribuintes que documentem as falhas e inconsistências que encontrarem e compartilhem com a Ouvidoria do Sescon-SP, através do e-mail ouvidoria@sescon.org.br. "Ao enviar capturas de tela dos erros e uma breve descrição da situação vivenciada, você estará contribuindo para um panorama mais claro e preciso", informa Alexandre, destacando que tais evidências são a chave para que as Entidades Contábeis Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo possam mostrar à Receita a verdadeira extensão dos problemas enfrentados e exigir ações eficazes. "Cada relato é um passo em direção a um sistema mais eficiente, garantindo que todos os contribuintes possam cumprir seus prazos sem percalços", finaliza o presidente da APC