Área Restrita:

25 de Abril nossa homenagem aos heróis da Contabilidade

Este 25 de abril de 2020, Dia do Profissional da Contabilidade, entrará para a história, como o ano da comemoração online, isto em razão da terrível pandemia do Covid-19, este nefasto vírus que tem ceifado inúmeras vidas, e vitimado empresas e empregos em todo o mundo.

Creio que a maioria dos profissionais da Contabilidade, que hoje estão em ação, jamais se depararam com situações tão adversas como as que estão ocorrendo nos nossos dias.

Apesar desse terreno inóspito do isolamento, que nos distancia a todos, e dos cuidados exigidos para manter a nossa saúde, além do tsunami que esta pandemia vem causando a toda a sociedade, podemos afirmar que o profissional da Contabilidade vem ganhando destaque e sendo reconhecido como um dos pilares fundamentais para a sustentação das empresas e da economia como um todo.

Nestes dias, muitos empresários têm recorrido a seus contadores, pedindo orientação, tanto no sentido do controle do seu fluxo de caixa  de suas empresas, quanto para compreender e aplicar a  quase incontrolável mudança na legislação contábil, tributária e regulatória, anunciada pelo governo para conter os estragos econômicos e sociais provocados pela pandemia.

Por isso, o contabilista deve atuar com muita desenvoltura, neste momento, junto aos seus clientes. O mundo não será o mesmo depois desta crise, mas a nossa profissão emergirá muito mais fortalecida, comprovando a sua real importância para o desenvolvimento das empresas e do País.

Apesar das perdas, que são incalculáveis, e muitas irremediáveis, podemos festejar, ainda que modestamente, porque o profissional da Contabilidade, prova, uma vez mais, que é peça essencial, principalmente em momentos de crise como este que estamos vivendo.

Parabéns contabilistas pelo brilhante papel de serem os heróis de nossa sociedade.

*Domingos Orestes Chiomento – presidente da Academia Paulista de Contabilidade