Área Restrita:

APC participa de Sessão Solene em homenagem às lideranças contábeis na Alesp

Nesta segunda-feira (6), o presidente da Academia Paulista da Contabilidade-APC, Domingos Orestes Chiomento,  acompanhado de diversos Acadêmicos, participou de uma sessão solene em homenagem ao Dia do Profissional da Contabilidade, realizada pela Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo – Alesp, juntamente com os demais presidentes das Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo.

 

Apesar de o Dia do Contabilistas ou do Profissional da Contabilidade ser oficialmente celebrado em 25 de abril, a data da solenidade em maio foi determinada para não afetar os Contabilistas durante o período da entrega da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física – DIRPF, argumentou o deputado estadual, Itamar Borges, proponente da  homenagem.

 

“Ser reconhecido por um trabalho que fazemos com tanto esforço é gratificante, ainda mais por se tratar de uma Casa de tamanha relevância para a sociedade do Estado de São Paulo”, destacou Domingos Orestes Chiomento, presidente da APC.

 

Entre os acadêmicos presentes foram contados: Valmir Leôncio da Silva, Gildo Freire de Araújo, Sergio Prado de Mello, José Donizete Valentina, Claudio Avelino Mac-Knight Filippi e José Serafim Abrantes.

 

O presidente da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo – Fecontesp, Manoel de Oliveira Maia, ao falar em nome dos presidentes das Entidades Congraçadas agradeceu ao deputado Itamar Borges pela homenagem e pelo apoio amplamente ofertado à Classe Contábil.

 

Por sua vez, o presidente do Sescon-SP, entidade organizadora do evento, e da Aescon-SP, Reynaldo Lima Jr.,  lembrou que “nos últimos anos o mundo mudou. Porém, a Contabilidade continua fundamental para a Economia e para os negócios. Assim, temos lutado para fortalecer esta profissão, destacando a sua importância e valor, tanto com órgãos públicos quanto com a sociedade”.

 

Também presente ao evento, o contador Sérgio Approbato Machado Júnior, presidente da Fenacon, afirmou que 98% das pequenas e médias empresas do País são atendidas pelos escritório de Contabilidade, e as restantes, 2%, têm os seus departamentos contábeis próprios, portanto 100% das empresas nacionais têm um contador por trás, lutando pelos seus interesses. “Nós, tanto no Sescon-SP quanto na Fenacon, jamais fomos a qualquer Casa Legislativa fazer reivindicações para a nossa profissão. Sempre vamos pedir medidas em benefício das empresas, dos negócios e da sociedade. E vamos continuar atuando com esta abordagem”, comentou

 

A mesa solene foi composta pelas seguintes personalidades: deputado estadual Itamar Borges; vereadora Edir Sales; presidente da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo – Fecontesp, Manoel Maia,que se pronunciou em nome das demais lideranças contábeis; presidente do Sindcont-SP, Antonio Eugenio Cecchinato; presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo-CRCSP, Marcia Ruiz Alcazar; diretor técnico do Ibracon, Marco Antônio de Carvalho Fabri; presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas de São Paulo - Sescon-SP e Aescon-SP, Reynaldo Lima Jr., presidente da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas – Fenacon, Sérgio Approbato Machado Júnior; presidente da Academia Paulista da Contabilidade – APC, Domingos Orestes Chiomento; presidente do Conselho de Administração do Ibracon – Instituto dos Auditores Independentes do Brasil, Eduardo Pocetti; deputado estadual Oscar Castelo Branco de Luca; vice-presidente da Associação Comercial de São Paulo – ACSP, Márcio Massao Shimomoto; presidente da Apejesp, Pascoal Rizzi Nadeo; vice-presidente de Política Institucional,  do Conselho Federal de Contabilidade – CFC, Joaquim de Alencar Bezerra Filho;  o representante da Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade – Anefac, Milton Toledo; e a presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo-CRCSP, Marcia Ruiz Alcazar. 

 

Texto: Katherine Coutinho

Edição: Lenilde De León

Fotos: Katherine Coutinho