Área Restrita:

APC prestigia celebração ao Dia do Profissional da Contabilidade no Sindcont-SP

O presidente da Academia Paulista de Contabilidade – APC, Domingos Orestes Chiomento, juntamente com diversos acadêmicos participaram das comemorações ao Dia do Profissional da Contabilidade, realizada na noite desta quinta-feira (25), na sede social do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP.

 

“É fundamental celebrarmos as conquistas da Contabilidade e pensarmos no que ainda precisa ser feito em prol da nossa profissão. Então participar desta bela celebração, junto com colegas a quem temos tanto apreço, é uma grande felicidade”, afirmou Domingos.

 

Já o presidente do Sindcont-SP, Antonio Eugenio Cecchinato, em seu discurso argumentou que “a celebração desta noite nos faz renovar as esperanças e ter a certeza de que juntos, seremos capazes de transformar esse País”.

 

Na ocasião, as Entidades Congraçadas da Contabilidade do Estado de São Paulo foram representadas por Reynaldo Lima Jr., presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo – Sescon-SP e da Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo – Aescon-SP.

 

“Precisamos reduzir a burocracia para que consigamos de fato trabalhar com aquilo que fazemos de melhor: gestão. Algo que só conseguiremos com uma classe forte e unida”, apontou Reynaldo.

 

Em nome dos ex-presidentes do Sindcont-SP, José Heleno Mariano, por sua vez, destacou que os desafios enfrentados hoje pelas lideranças sindicais são diferentes dos de outrora, mas que ainda assim a Contabilidade não perde a sua relevância.

 

Também  a vereadora Edir Sales, idealizadora da primeira homenagem à data, realizada na Câmara Municipal de São Paulo, participou da celebração, parabenizando a todos os profissionais da Contabilidade pela significância da data, cuja comemoração, deste ano, ela iniciou no dia 04 de abril, no auditório do legislativo paulista, entregando placas de congratulações aos líderes da Classe.

 

Hilário Franco

 

A noite também foi marcada pela entrega do Prêmio Professor Hilário Franco, que premia as melhores monografias e trabalhos de conclusão de curso dos estudantes de Ciências Contábeis.

 

Os ganhadores do primeiro lugar foram: Juliana Regina de Brito, José Felipe Sousa da Silva, Carlos Alberto Teles Assis,  Beatriz Oliveira Lisboa e Marcos Tadeu Silva Gomes, alunos da Universidade Anhembi Morumbi. O grupo é o responsável pelo trabalho de conclusão de curso "A Contabilidade como Ferramenta de Transparência na Prestação de Contas dos Partidos Políticos: Uma Pesquisa de Campo no Estado de São Paulo/SP", orientado pelo Professor Msc. Cleiton Almeida. Além de diplomas alusivos ao prêmio, os estudantes receberam um cheque no valor de R$ 2.500,00.

 

Bolsa de estudos

 

Para encerrar a noite, o Sindicato dos Contabilistas de São Paulo, em parceria com a Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado – Fecap, concedeu uma bolsa de estudos integral de pós-graduação a Paulo Cesar de Carvalho, associado do Sindcont-SP, como resultado de um sorteio, realizado no dia 17 de abril.

Acadêmicos

 

Também prestigiaram o evento os acadêmicos: Gildo Freire de Araújo, Eduardo Augusto Rocha Pocetti, Miguel Silva, Claudio Avelino Mac-Knight Filippi, Irineu De Mula, Elizabeth Castro Maurenza de Oliveira, José Donizete Valentina, João Aleixo Pereira, Walter Arnaldo Andreoli, Sergio Prado de Mello, e Joaquim Carlos Monteiro de Carvalho.

 

 

Mesa

 

A mesa solene foi composta por Antonio Eugenio Cecchinato, presidente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo, gestão 2017 a 2019; Reynaldo Lima Jr., presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo – Sescon-SP e da Associação das Empresas de Serviços Contábeis do Estado de São Paulo – Aescon-SP; Marcia Ruiz Alcazar, presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo - CRCSP; Ronaldo Fróes de Carvalho, pró reitor de Graduação e Coordenador do Curso de Ciências Contábeis da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado – FECAP que, neste ato, representa o reitor e pró reitor de pós-graduação, Edison Simoni; Gildo Freire de Araújo, presidente do Instituto Paulista de Contabilidade - IPC; Edir Sales, vereadora de São Paulo; e Paschoal Rizzi Nadeo, presidente da Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo – Apejesp.

 

Texto: Katherine Coutinho

Edição: Lenilde de León

Fotos: Katherine Coutinho