Área Restrita:

APC prestigia debate sobre as mulheres na Contabilidade, no Sindcont-SP

Na última sexta-feira (8), o presidente da Academia Paulista de Contabilidade – APC, Domingos Orestes Chiomento, acompanhado por alguns Acadêmicos, prestigiou a comemoração do Dia Internacional da Mulher realizada pelo Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP, em sua sede.

O evento apresentou um painel sobre “A Evolução Feminina com Integração Social”, com a presença de quatro grande profissionais: a empresária contábil e diretora Social da Aescon-SP, Ana Maria Galloro Laporta, a presidente do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP, Márcia Ruiz Alcazar, a social selling da DMS Digital Marketing, Denise Maia Soares, e a manager da Financial Services da KPMG Brasil, Fernanda Moreira.

As profissionais destacaram os obstáculos que ainda são enfrentados pelas mulheres na profissão contábil e as estratégias para crescer neste mercado.

“As mulheres são fundamentais, tanto na Contabilidade quanto nas demais profissões. Elas apresentam um ponto de vista diferente, são mais cuidadosas e excelentes em cargos de liderança. Precisamos sim enaltecer e reconhecer os méritos das Contabilistas”, destacou Domingos Orestes Chiomento.

Contadora podem ter carteira de Contadora

Durante a cerimônia, a presidente do CRCSP, Marcia Ruiz Alcazar, apresentou uma novidade muito significativa para a ala feminina da Contabilidade.  Segundo ela, agora é possível  à mulher contadora se identificar, em sua carteira profissional, como contadora e não mais como contador, como acontecia até então. .

“Antes, em nossas carteiras profissionais, só havia a possibilidade de assinarmos como contadores, mesmo sendo mulheres. Agora, não mais. Eu já recebi a minha carteira com a identificação de Contadora e todos as profissionais da área podem solicitar tanto a adequação de gênero quanto o uso do nome social”, anunciou Alcazar.

Diploma de Mérito Contábil – Mulheres Contabilistas

Na ocasião foi entregue o Diploma de Mérito Contábil – Mulheres Contabilistas à contadora Marina Kazue Tanoue Suzuki. A profissional é bacharel em Ciências Contábeis, diretora Suplente do Sindcont-SP nas gestões 2014-2016,  2011-2013 e na atual gestão 2017-2019. Além disso, foi presidente do Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis do Sindcont-SP na gestão 2012; e fundadora e coordenadora do Grupo de Estudos de Tributos e Demais Obrigações do Sindcont-SP desde 2011.

Marina Suzuki agradeceu a todos que a ajudaram a crescer profissionalmente, especialmente no Centro de Estudos e Debates Fisco-Contábeis do Sindcont-SP, onde teve a oportunidade de desenvolver a sua carreira.

O evento foi realizado em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP e com o Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de São Paulo – Sescon-SP.

Também estiveram presentes nas comemorações os acadêmicos: Sergio Prado de Mello, Gildo Freire de Araújo, Joaquim Carlos Monteiro de Carvalho e Claudio Avelino Mac-Knight Filippi.

 

Texto: Katherine Coutinho

Fotos: Katherine Coutinho

Edição: Lenilde De León

 

Se precisar de mais informações ou entrevistas entre em contato na De León Comunicações:

Bruna Lyra Raicoski

Assessoria de Imprensa