Área Restrita:

6º Encontro com Acadêmicos abordou a relação da Contabilidade com o Terceiro Setor

No dia 25 de outubro, a Academia Paulista de Contabilidade - APC realizou, em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo - CRCSP, o 6º Encontro com Acadêmicos, para debater a Gestão do Terceiro Setor e a importância da Contabilidade para essas entidades.

O presidente da APC, Domingos Orestes Chiomento. O acadêmico, agradeceu as presenças e se mostrou otimista com o futuro das entidades  assistenciais no Brasil.

“As Entidades do Terceiro Setor devem aumentar muito daqui para a frente, já que elas têm o papel fundamental de ajudar o governo a atender as demandas que o Estado não consegue resolver”, disse Domingos.

A palestra teve a moderação de Joaquim Carlos Monteiro de Carvalho - que é Acadêmico e ocupante da Cadeira nº 30, tendo como Patrono Domingos D’Amore - e foi dividida em duas partes. A primeira delas foi ministrada pelo professor Sérgio Roberto Monello, que é ocupante da Cadeira Nº 29 da APC, e tem como patrono o Contador Licurgo do Amaral Campos; e, a segunda parte, pelo Contador e empresário contábil Gildo Freire de Araújo, também  Acadêmico acentado na  Cadeira Nº5, cujo patrono é Januário Sylvio Pezzotti.

Durante a sua apresentação, o professor Sérgio Monello elucidou aos presentes sobre a Gestão do Terceiro Setor, explicando os aspectos contábeis e legais do setor, dando ênfase ao Acordo Santa Fé, que é o principal meio de reconhecimento dos princípios da fé e as diferenças de Associação. Este é entendido como um grupo de pessoas que se reúnem livremente para viver aquilo que deseja, respeitando as leis e fundações, tendo sua finalidade somente religiosa, moral, cultural ou de assistência.

O professor abordou também a relevância das atividades do Terceiro Setor para a sociedade e a importância do estatuto para a regularização de atos, atividades e sua extrema necessidade para demonstrar as atividades econômicas, prestação de contas, contabilidade e o destino do patrimônio em caso de dissolução ou extinção das entidades.

“O Estado não tem capacidade de atender à população e assim surgem as entidades do Terceiro Setor, que têm como principal objetivo proteger e ajudar as pessoas”, enfatizou Sérgio Roberto Monello.

Na segunda parte do Encontro Gildo Freire de Araújo  explicou alguns termos contábeis para ajudar os participantes a administrarem de maneira correta uma entidade do Terceiro Setor: falou como funciona o balanço patrimonial das entidades sem fins lucrativos, bem como a demonstração de resultado do período, a demonstração de patrimônio líquido, a demonstração dos fluxos de caixa e as notas explicativas.

O empresário contábil salientou ainda a importância da Contabilidade ao indicar os caminhos que uma entidade precisa percorrer e como ela é importante para demonstrar credibilidade, transparência e a integridade da instituição.

“A entidade assistencial estará em boas mãos quando contar com o apoio de um profissional de Contabilidade”, enfatizou Gildo Freire que falou ainda sobre a obtenção do CEBAS, a Certificação de Entidades Beneficentes de Assistência Social e fez uma breve explanação sobre a importância e as regras para o trabalho voluntário.

Presenças

O 6º Encontro com Acadêmicos contou com Acadêmicos importantes da área contábil, como: José Serafim Abrantes, ocupante da cadeira nº21, cujo patrono é Ataliba Amadeu Sevá; Ireneu De Mulla, Cadeira N°38, Patrono Hilário Franco; Elizabeth Castro Maurenza de Oliveira, detentora da Cadeira Nº7, do patrono Carmello Mancuso Sobrinho e Claudio Avelino Mac-Knight Filippi, dono da Cadeira Nº13, cujo patrono é Joaquim Monteiro de Carvalho.

Outubro Rosa

Outubro é o mês em que o mundo inteiro se une para estimular a luta contra o câncer de mama e seu diagnóstico precoce, por conta disso o CRCSP com apoio da APC arrecadou ao final do 6º Encontro com Acadêmicos lenços para ajudar a campanha promovida pelo Instituto Oncoguia.

Texto: Sarah Saliba

Foto: Sarah Saliba

Edição: Katherine Coutinho

 

Esse texto está livre para publicação. Se precisar de  mais informações ou entrevistas entre em contato na  De León Comunicações:

Bruna Raicoski
Assessoria de Imprensa
bruna@deleon.com.br
(11) 5017-7604// 99655-2340