Área Restrita:

Professor Mauro Fernandes Gallo ministra palestra sobre tributos no 5º Encontro com Acadêmicos

A Academia Paulista de Contabilidade- CRCSP e o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP realizaram no dia 20 de setembro o 5º Encontro com Acadêmicos onde foi exposto e debatido o tema “Planejamento Tributário - gestão contábil de tributos com análise comparativa para otimização dos resultados da Empresa”, pelo professor e Acadêmico Mauro Fernandes Gallo.

O evento, que aconteceu na sede da CRCSP, foi aberto pelo presidente da APC, Domingos Orestes Chiomento, teve a moderação do empresário contábil e vice-presidente da Academia, José Serafim Abrante e contou com a presença do Acadêmico e presidente das gestões anteriores Irineu De Mula.

O Acadêmico Mauro Fernandes Gallo, graduado em Ciências Econômicas pela Faculdade de Ciências Econômicas de São Paulo, ex-auditor fiscal da Receita Federal, dirigiu-se a uma plateia lotada e ávida por informações sobre o tema, que certamente saiu satisfeita com as explicações do palestrante.

“A Contabilidade é a base dos negócios e sem ela, nenhuma economia do mundo vive e a partir desse aspecto eu tenho certeza de que vocês escolheram uma das melhores profissões do mundo”, assim Gallo iniciou a palestra que se mostrou envolvente, detalhada, didática e esclarecedora para os profissionais e estudantes ali presentes.

Durante as duas horas de atividade, o Acadêmico abordou os tipos de planejamento tributário Contencioso e Operacional, mencionando que 90% dos planejamentos são feitos para reduzir a tributação das empresas e portanto devem ter risco zero. Gallo falou sobre os regimes tributários: Lucro Real, Presumido e Arbitrado e alertou sobre os novos investimentos, além de esmiuçar tópicos como Elisão e Evasão Fiscal. “Tudo o que não é planejamento tributário é caracterizado como evasão, o que pode ser considerado como erro ou crime de sonegação pelos órgãos arrecadadores. Se por acaso houver um enquadramento como crime, o valor da multa é dobrado”, disse.

Segundo ele, o crime tributário no Brasil é muito brando, pois se a empresa pagar o tributo, o crime é extinto e se a empresa pagar parcelado, o crime fica suspenso até o fim desse parcelamento. Isso é diferente do que ocorre em outros países, como por exemplo, os Estados Unidos, onde o contribuinte paga a multa e ainda responde pelo crime na cadeia”, relatou.

O especialista ainda relembrou aos presentes sobre capital líquido e as alterações que ocorreram com o Sped Fiscal e muitos aspectos relacionados ao tema central da palestra. Ao final disponibilizou um tempo para os participantes tirarem suas dúvidas. Onde muitos deles se manifestaram, inclusive a contadora e advogada Daniela Osório, que se mostrou muito contente de participar do evento. “ Esta é a primeira vez que venho ao Encontro com Acadêmicos e estou impressionada com o alto nível da discussão e as explicações objetivas e claras do professor Mauro Gallo. Simplesmente adorei! Estarei aqui nas próximas vezes.”

O coordenador do evento, José Serafim Abrantes,concordou como os argumentos da participante reforçando que o professor Gallo além de dar informações muito importantes sobre o assunto, ensinou também o “pulo do gato” aos profissionais e estudantes da Contabilidade que participaram do Encontro.
A atividade rendeu três pontos no Programa de Educação Profissional Continuada- PEPC do Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo- CRCSP para os Auditores, Peritos e Profissionais que atuam nas empresas de grande porte e que participaram do evento.
O Acadêmico Mauro Fernandes Gallo ocupa a Cadeira de n º2 que tem como Patrono Frederico Herrmann Júnior e José Serafim Abrantes está assentado na Cadeira de nº 21º, honrada pelo contador Ataliba Amadeu Sevá, Já Irineu De Mula, ocupa a Cadeira nº 38, Patrono Hilário Franco, e Domingos Orestes Chiomento, a Cadeira de nº 43, cujo Patrono é Philomeno Joaquim da Costa.