Área Restrita:

Acadêmico da APC recebe título de “Contabilista Emérito” de 2018 do Sindcont-SP

O Acadêmico da Academia Paulista de Contabilidade – APC, Joaquim Carlos Monteiro de Carvalho, que ocupa a Cadeira de nº 30, cujo Patrono é Domingos D’Amore,  foi homenageado na noite de ontem, 19 de julho, pelo Sindicato dos Contabilistas de São Paulo – Sindcont-SP, com o título “ Contabilista Emérito” de 2018, ocasião em que recebeu um pergaminho e um botom de ouro alusivos ao título.

A homenagem aconteceu paralelamente às comemorações dos 99 anos do Sindcont-SP,  que foi festejada por toda a Classe Contábil do Estado, à mesa solene estavam o presidente do Sindcont-SP, Antonio Eugenio Cecchinato, o presidente da Federação dos Contabilistas do Estado de São Paulo – Fecontesp, Manoel de Oliveira Maia, o presidente da Academia Paulista de Contabilidade – APC, Domingos Orestes Chiomento, o presidente do Instituto Paulista de Contabilidade – IPC, Sergio Prado de Mello, o presidente da Apejesp, Paschoal Rizzi Naddeo, o deputado federal, Arnaldo Faria de Sá, e a diretora do Sindcont-SP, Celina Coutinho.

O título “Contabilista Emérito”, que foi instituído no ano de 1969,  é outorgado anualmente pelo Sindcont-SP a um contabilista que tenha se destacado na Contabilidade pelos seus méritos e também pela  dedicação e serviços prestados à profissão, sendo que da  histórica Galeria dos “Contabilistas Eméritos” fazem parte os mais notáveis contadores do passado que, com seus feitos, muito têm contribuído para a valorização da Classe Contábil.

O amigo e presidente da APC, Domingos Orestes Chiomento, ao fazer a apresentação do homenageado,  que possui invejável currículo, relembrou toda a trajetória e entrega de Joaquim Carlos Monteiro de Carvalho à Classe Contábil. “Minha história com a família Monteiro de Carvalho é antiga. Há muitos anos, tive a oportunidade de conhecer o candidato a vereador Monteiro de Carvalho, pai do homenageado. Posteriormente conheci o filho com o qual tenho a oportunidade de atuar há alguns anos,  em várias frentes de batalhas e, desde então, nossa relação só se estreitou. Sendo assim, posso afirmar com propriedade  que “é pelo fruto que se conhece a árvore”, e Monteiro seguiu o exemplo de seu pai em dedicação e serviços inestimáveis à Classe Contábil paulista e brasileira. Portanto, toda colheita dessa família é merecedora”, afirmou o presidente da APC.

Joaquim Carlos Monteiro de Carvalho também é integrante da comissão julgadora do Prêmio Professor Hilário Franco e do Conselho Consultivo do Sindcont-SP, além de várias outras atividades e contribuições à profissão, sendo hoje o represente de São Paulo junto ao Conselho Federal de Contabilidade-CFC.

Em seu pronunciamento, Monteiro de Carvalho disse que “Obter um reconhecimento como este é para mim um grande júbilo. Desde que iniciei minha atividade profissional, em 1961, foram inúmeros os benefícios que usufrui aqui no Sindcont-SP, inclusive do Centro de Estudos e Debates Fisco Contábeis – CEDFC  e da biblioteca. Foi nesta Entidade que ocupei pela primeira vez um cargo como colaborador da Classe. Por isso, esta homenagem é a mais significativa da minha vida, jamais imaginei ser merecedor do título “Contabilista Emérito”, que hoje esta nobre Casa me outorga. Agradeço muito ao presidente Antonio Eugenio Cecchinato e à Comissão Organizadora do título por terem se lembrado do meu nome”, disse o homenageado.

Outros membros da APC prestigiaram o colega durante a ceriômia, entre eles: Silvio Lopes Carvalho, Cadeira nº 9, cujo Patrono é Annibal de Freitas; Sergio Prado de Mello, Cadeira nº 28, cujo Patrono é Álvaro Ayres Couto; José Donizete Valentina, Cadeira nº 10, cujo Patrono é Hirondel Simões Lurdes; Charles Barnsley Holland, Cadeira nº 6, cujo Patrono é Coriolano Mugnaini Martins; Irineu De Mula, Cadeira nº 38, cujo Patrono é hilário Franco; Claudio Avelino Mac-Knight Filippi, Cadeira nº 13 cujo Patrono é Joaquim Monteiro de Carvalho; Victor Domingos Galloro, Cadeira nº 41, cujo Patrono é Cássio José de Toledo; João Aleixo Pereira, Cadeira nº 18, cujo Patrono é Antonio Barone.

Texto:Bruna Raicoski

 

Foto: Bruna Raicoski

Edição: Lenilde De León

 

Se precisar de  mais informações ou entrevistas entre em contato na  De León Comunicações:

 

Bruna Raicoski

Assessoria de Imprensa

bruna@deleon.com.br

(11) 5017-7604// 99655-2340