Área Restrita:

APC E CRCSP lotam auditório no 2º Encontro com Acadêmicos, cujo tema foi Gestão de Riscos

No último dia 22 de junho, a Academia Paulista de Contabilidade - APC, em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade do Estado de São Paulo – CRCSP, realizaram o  segundo Encontro com Acadêmicos, um projeto idealizado pela atual gestão, que tem como objetivo “transmitir a cultura,  o conhecimento e a inteligência, do corpo de acadêmico para todos o  que atuam nas Ciências Contábeis”, conforme falou Domingos Orestes Chiomento, presidente da APC, na abertura dos trabalhos.

O tema do segundo encontro, “Gestão de Riscos, Controles Internos e Compliance - Melhores Práticas" foi ministrado pelo Acadêmico, professor Artemio Bertholini, que é contador e economista, mestre em Ciências Contábeis e Atuarias, e PhD em Business Administration, ocupante da Cadeira nº 40 da APC, cujo patrono é Horácio Berlinck Cardoso.

A atividade, que teve como moderador o  Acadêmico da APC, Adriano Gilioli, que ocupa a Cadeira nº 50, cujo patrono é Francisco D’Áuria, reuniu aproximadamente 100 participantes foi direcionada para profissionais de Contabilidade e estudantes que procuram entender mais sobre as normas legais e regulamentares, as políticas e as diretrizes estabelecidas para o negócio e para as atividades da instituição ou empresa, bem como evitar, detectar e tratar qualquer desvio ou inconformidade que possa ocorrer.

Bertholini esclareceu o assunto, abordando conceito de risco, modelo de gestão de risco corporativo, reputação, compliance, corrupção, desdobramentos contábeis e auditoria, revisão dos processos de governança, a questão dos seguros, reflexos na indústria financeira no supply chain e custos trabalhistas, atos lesivos, sanções, programas de compliance, Lei nº 13.303, Lei nº 12.846/2013, descongestionamentos e custos do poder judiciário.

Segundo Bertholini, o Brasil é campeão mundial em penalidades, o que ressalta ainda mais a importância de aplicar compliance nas empresas. “Estar em conformidade com as leis, a transparência dos processos, traz maior confiança do mercado de atuação, além de reduzir custos e despesas da empresa, aumenta seu rendimento operacional e evita perdas”, garante o professor.

Outro ponto bastante questionado pelos participantes foi Impairment, ferramenta bastante útil para que gestores possam fazer a correta avaliação do patrimônio de suas empresas, entretanto este teste é pouco utilizado, o que gera muitas dúvidas entre os profissionais.

O professor explica que o teste de impairment ajuda a deixar o balanço ajustado e a contabilidade mais precisa. “É uma forma de evitar prejuízos para a empresa ao mostrar se um ativo está com valor maior do que o recuperável, visto que não serão aceitos no balanço patrimonial os ativos que estejam com o valor superior ao que se é capaz de produzir em caixa líquido para empresa” afirmou Bertholini.

Ao final o professor respoondeu às perguntas dos participantes que puderam interagir com o palestrante e sanar todas as dúvidas pertinentes a Gestão de Riscos.  Estavam presentes prestigiando o evento os Acadêmicos da APC: Gildo Freire de Araújo, Cadeira nº 05, cujo Patrono é Januário Sylvio Pezzotti, e Irineu De Mula, Cadeira nº 38, cujo Patrono é Hilário Franco, Takeru Horikoshi, diretor suplente do Sindicato dos Contabilistas de São Paulo- Sindcont-SP e o professor José Heleno Mariano.

A atividade que faz parte do projeto “Encontro com Acadêmicos” possui pontuação no Programa de Educação Profissional Continuada- PEPC. O próximo encontro, será no dia 20 de julho, às 15h, com o tema “Os Tribunais de Contas, Transparência Pública e casos de sucesso na Administração Pública” apresentado pelo palestrante e Acadêmico da APC, Eurípedes Sales, Cadeira nº 44 , cujo Patrono é Emílio Bacchi e  coordenação do Acadêmico da APC Valmir Leôncio da Silva, Cadeira nº 14, cujo Patrono é Pedro Itálo Rigitano.

 

Esse texto está livre para publicação. Se precisar de mais informações ou entrevistas entre em contato na De León Comunicações:

 

Bruna Raicoski

Assessoria de Imprensa

bruna@deleon.com.br

(11) 5017-7604// 99655-2340